De 27 de outubro a 2 de novembro o Forte da Casa partiu para mais uma experiência multicultural em direção à Roménia. Muitas alunas do grupo que integrou este projeto voaram pela primeira vez à boleia da leitura e de trabalhos daí decorrentes. Foram vários os autores da língua portuguesa a que deram voz nas atividades realizadas em duas escolas romenas (Liceul Technologic Saint Haralambie e Nicolae Technological Highschool). Aí partilhámos as experiências de leitura com os parceiros romenos, italianos, lituanos, turcos e finlandeses. As várias vozes em língua inglesa, mas também nas próprias línguas de todos os participantes ganharam expressão numa atividade que o Forte da Casa desenvolveu numa aula com os famosos sussurradores de Miguel Horta e com uma “caça ao verso” em QRcodes. Foi ainda apresentado um calendário sobre a Literatura Portuguesa, com a particularidade de todos os textos e poemas dos autores portugueses estarem escritos em três línguas; português, inglês e romeno. Tais dinâmicas promoveram o convívio e um novo olhar sobre as potencialidades da leitura e da comunicação. Outras aulas foram lecionadas também em turmas mistas, num ambiente acolhedor como a famosa receção a pão e sal, uma tradição romena que expressa o desejo de abundância para quem é acolhido. Visitamos igualmente, a Biblioteca Pública da cidade de Alexandria, local onde os alunos dos diferentes países apresentaram um autor nacional. A delegação portuguesa, pretendo homenagear o país que os recebia, apresentaram dois poemas do poeta romeno, Dinu Flamand.
Chegou, depois, a hora de explorar os encantos da Roménia. O Parlamento em Bucareste, ou casa do povo, foi um lugar magnífico a que alguns alunos mais sensíveis à realidade histórica atribuíram a designação de lugar “cheio de nada e vazio de gente”. Visitámos uma aldeia museu que juntava as habitações tradicionais de toda a Roménia, bem como uma igreja ortodoxa e católica, toda de madeira, com preciosos desenhos originais que ilustravam hábitos e crenças ancestrais.
Brasov revelou ser uma cidade bem mais pitoresca do que Turnu Magurele e Alexandria. Rodeada de montanhas e florestas em plena Transilvânia, os encantos surgiam a cada esquina com as igrejas, os fortes em volta da cidade e edifícios com história. Tudo isto ora envolto no nevoeiro que contribuiu para uma atmosfera misteriosa, com destaque para o cenário do castelo de Bran; ora banhado de um sol outonal a revelar as várias tonalidades das folhas que cobriam as ruas.
Realizámos uma festa de Halloween durante a qual, as alunas do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, apresentaram uma dramatização do poema do poeta ultra-romântico, Soares de Passos – Noivado do Sepulcro. Foi um sucesso.
Mais uma vez, Erasmus + proporcionou o crescimento de jovens no encontro e diálogo de várias culturas, promovendo o respeito mútuo tão necessário à construção de um mundo melhor por estas novas gerações.
Atividades desenvolvidas durante a mobilidade na Roménia
- Apresentação de um calendário poético (sobre a literatura portuguesa);
- Apresentação comparativa do Sistema Educativo de cada país participante;
- Caça aos QR Codes com frases e poesias em várias línguas, nomeadamente de autores portugueses – (dinâmica de aula);
- Apresentação dos Sussurradores com poemas em várias línguas (dinâmica de aula);
- Apresentação dramatizada em língua inglesa do poema “Noivado do Sepulcro” do poeta ultra-romântico Soares dos Passos, durante a festa de Halloween;
- Apresentação de diferentes suportes/meios digitais de acesso à leitura; Bluefire, Aldiko, Bookari, Pocketbook, Kindle, Kobo, Nook, Storyteller.











