EUROPE (uma vez mais!) ON AIR, desta feita em Vitrolles, França.

Depois da Itália, de Portugal e da Hungria, foi a vez da França receber e acolher este grupo de alunos e professores que dão vida ao projeto ERASMUS + EUROPE ON AIR, no Lycée des Metiers Caucadis, em Vitrolles.

Durante uma semana, de 13 a 17 de janeiro, sob a organização das professoras Claudine Delmotte e Fabienne Calsat, o grupo cumpriu um programa muito variado que aliou desporto, turismo, cultura, cozinha e gastronomia.

Orientados pelas respetivas professoras os alunos, de cada delegação, foram desafiados a cozinhar dois pratos típicos dos seus países/regiões e assim se organizou um belo, colorido e variado almoço que a todos encantou e deliciou.

Desta atividade derivará a criação de um Livro Digital de Receitas que está a cargo dos alunos portugueses que, quais profissionais de fotografia, captaram todos e cada um dos pratos cozinhados.

Além deste almoço convívio, foram muitas as oportunidades de interação entre as delegações representantes dos seis países: nos jogos organizados na primeira manhã (Petanca, e raqball), as duas atividades, cultural e lúdica, na moderna e luminosa Mediateca La Passerelle, bem como durante as deslocações em autocarro para Marselha, Aix en Provence e, no último dia, muito chuvoso, infelizmente, mas nem por isso menos divertida e aproveitada pelos alunos (ver pequeno vídeo!) em Sausset les Pains.

Uma das tardes foi passada em Fontblanche, onde, depois de recebidos pelo presidente da Câmara houve um jantar partilhado por professores, alunos e famílias de acolhimento a que se seguiu a representação do espetáculo Lilly Water (uma performance que mistura as acrobacias do circo com a música jazz e o teatro para contar uma singela história de amor baseada na obra L’écume des Jours de Boris Vian, romancista francês).

E para tudo terminar em festa, mais um jantar partilhado por todos, na noite de sexta feira seguido de diversas atividades, no auditório da Mediateca, num Fury Game musical.

Abraços, lágrimas e saudades, por antecipação, na despedida sentida dos nossos e de todos os alunos no final de mais uma semana de EUROPE ON AIR!!!

E já de olho na Alemanha, em maio, para o encontro final deste colorido projeto.