“Let’s take a book” na Roménia

De 27 de outubro a 2 de novembro o Forte da Casa partiu para mais uma experiência multicultural em direção à Roménia. Muitas alunas do grupo que integrou este projeto voaram pela primeira vez à boleia da leitura e de trabalhos daí decorrentes. Foram vários os autores da língua portuguesa a que deram voz nas atividades realizadas em duas escolas romenas (Liceul Technologic Saint Haralambie e Nicolae Technological Highschool). Aí partilhámos as experiências de leitura com os parceiros romenos, italianos, lituanos, turcos e finlandeses. As várias vozes em língua inglesa, mas também nas próprias línguas de todos os participantes ganharam expressão numa atividade que o Forte da Casa desenvolveu numa aula com os famosos sussurradores de Miguel Horta e com uma “caça ao verso” em QRcodes. Foi ainda apresentado um calendário sobre a Literatura Portuguesa, com a particularidade de todos os textos e poemas dos autores portugueses estarem escritos em três línguas; português, inglês e romeno. Tais dinâmicas promoveram o convívio e um novo olhar sobre as potencialidades da leitura e da comunicação. Outras aulas foram lecionadas também em turmas mistas, num ambiente acolhedor como a famosa receção a pão e sal, uma tradição romena que expressa o desejo de abundância para quem é acolhido. Visitamos igualmente, a Biblioteca Pública da cidade de Alexandria, local onde os alunos dos diferentes países apresentaram um autor nacional. A delegação portuguesa, pretendo homenagear o país que os recebia, apresentaram dois poemas do poeta romeno, Dinu Flamand.

Chegou, depois, a hora de explorar os encantos da Roménia. O Parlamento em Bucareste, ou casa do povo, foi um lugar magnífico a que alguns alunos mais sensíveis à realidade histórica atribuíram a designação de lugar “cheio de nada e vazio de gente”. Visitámos uma aldeia museu que juntava as habitações tradicionais de toda a Roménia, bem como uma igreja ortodoxa e católica, toda de madeira, com preciosos desenhos originais que ilustravam hábitos e crenças ancestrais.

Brasov revelou ser uma cidade bem mais pitoresca do que Turnu Magurele e Alexandria. Rodeada de montanhas e florestas em plena Transilvânia, os encantos surgiam a cada esquina com as igrejas, os fortes em volta da cidade e edifícios com história. Tudo isto ora envolto no nevoeiro que contribuiu para uma atmosfera misteriosa, com destaque para o cenário do castelo de Bran; ora banhado de um sol outonal a revelar as várias tonalidades das folhas que cobriam as ruas.

Realizámos uma festa de Halloween durante a qual, as alunas do Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, apresentaram uma dramatização do poema do poeta ultra-romântico, Soares de Passos – Noivado do Sepulcro. Foi um sucesso.

Mais uma vez, Erasmus + proporcionou o crescimento de jovens no encontro e diálogo de várias culturas, promovendo o respeito mútuo tão necessário à construção de um mundo melhor por estas novas gerações.

Atividades desenvolvidas durante a mobilidade na Roménia

• Apresentação de um calendário poético (sobre a literatura portuguesa);
  • Apresentação comparativa do Sistema Educativo de cada país participante;
  • Caça aos QR Codes com frases e poesias em várias línguas, nomeadamente de autores portugueses – (dinâmica de aula);
  • Apresentação dos Sussurradores com poemas em várias línguas (dinâmica de aula);
  • Apresentação dramatizada em língua inglesa do poema “Noivado do Sepulcro” do poeta ultra-romântico Soares dos Passos, durante a festa de Halloween;
  • Apresentação de diferentes suportes/meios digitais de acesso à leitura; Bluefire, Aldiko, Bookari, Pocketbook, Kindle, Kobo, Nook, Storyteller.
Entrega dos Certificados de Presença na mobilidade Romena (Festa de Haloween)
Foto de Grupo – “Let’s take a Book” no Palácio do Povo, em Bucareste
Visita à Escola mais antiga da Roménia em Brasov
 Aluna do AEFC lê em inglês, um poema do poeta romeno, Dinu Flamand
Apresentação dos poemas do poeta romeno, Dinu Flamand
Biblioteca Pública de Alexandria, Roménia
Apresentação do Sistema Educativo de cada país participante: Finlândia, Itália, Lituânia, Portugal e Turquia
Os Sussurradores do AEFC (Miguel Horta/PTAI) numa escola romena em Turnu Magurele, sussurrando poemas de autores portugueses.
A representação portuguesa.